Agropecuária
A agropecuária ainda é de grande importância para vários municípios dessa região.
O arroz é um dos mais importantes produtos agrícolas da região atingindo na safra de 2002/2003, a marca de 850 mil sacas de 60 kg.
Outras culturas diversificadas vêm sendo experimentadas por alguns produtores nessas várzeas.
O Vale do Paraíba é o segundo maior polo produtor de leite do país. Por questões conjunturais, a produção de leite se encontra em decadência, mas ainda sustenta boa parte da população rural dos pequenos municípios.
O arroz é um dos mais importantes produtos agrícolas da região atingindo na safra de 2002/2003, a marca de 850 mil sacas de 60 kg.
Outras culturas diversificadas vêm sendo experimentadas por alguns produtores nessas várzeas.
A atual estrutura fundiária do Vale do Paraíba é fruto de mudanças significativas na forma de distribuição das terras ocorridas a partir da decadência do café, quando as grandes fazendas passaram a ser retalhadas em partilhas e heranças familiares. Esse processo se multiplicou à medida que as gerações foram se sucedendo, o que resultou numa região pontuada por pequenas propriedades e produção agropecuária marcadamente familiar.
Indústria
A região possui um parque industrial altamente desenvolvido, destacando-se o setor automobilístico, aeroespacial/aeronáutico, bélico, metal-mecânico e siderúrgico, entre outras.
A partir da década de 1950, a Região industrializou-se rapidamente. Nesta época, destaca-se a criação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, a consequente instalação da indústria aeronáutica com a criação da Embraer, em São José dos Campos, e a fábrica veicular Volkswagen e eletrônicos LG, ambas na cidade de Taubaté.
Algumas da principais indústrias:
• Coca-Cola;
• as montadoras PSA Peugeot, Citroën e Volkswagen;
• Guardian do Brasil;
• Votorantim (Siderúrgica Barra Mansa);
• Indústrias Nucleares do Brasil (INB);
• Michelin;
• Industria Nacional de Aços Laminados (INAL);
• Companhia Estanífera Brasileira (CESBRA)
• S/A Tubonal (fabricante de tubos de aço).
Há também montadoras em construção na região, como a Nissan, em Resende, e a Land Rover e a Hyundai Heavy Industries, em Itatiaia.
Vídeo com algumas imagens do PortalR3, sobre:
Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte
http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/08/vale-do-paraiba-chega-2406735-habitantes-em-2013-aponta-ibge.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário